Outdoor x Marketing Digital
Escrito em 10/02/2008 às 19:32Outdoor é uma ferramenta muito utilizada no marketing tradicional. Mas será que ele é indispensável?
Antes de mais nada, a comparação entre o outdoor e o marketing digital não é uma comparação justa. Até porque são ferramentas diferentes, que muitas vezes se complementam.
Mas pretendo apenas levantar algumas diferenças, para que uma reflexão sobre o poder e as vantagens que o marketing digital pode oferecer seja feita.
Também quero lembrar que não existe uma definição fechada de "Marketing Digital". Por isso, estou usando uma definição fraca, ampla, também apenas a título de argumento. Marketing Digital aqui é todo tipo de estratégia onde a tecnologia é fundamental para o seu funcionamento.
Vamos agora fazer algumas comparações:
- Outdoor:
- É temporal - Fica exposto por um periodo de tempo e depois outro o subtitui.
- É físico - Existe em um determinado ponto, e só atinge as pessoas que por aquele ponto passa.
- É indiscriminado - Não é possível discriminar o publico alvo no outdoor. Ou seja, tanto as pessoas que queremos como as que não queremos acabam sendo atingido por ele.
- É imutável - Apenas uma mensagem é passada, pois todos o enxergam da mesma maneira.
- É massificado - Trata todos da mesma maneira.
- É impreciso - Não é possível medir o ROI (retorno sobre o investimento) com precisão, sendo que o máximo que pode ser feito é uma pesquisa inexata para ter uma idéia muito vaga sobre o resultado da campanha.
- Marketing Digital:
- É atemporal - fica exposto no mundo dos átomos indefinidamente, sem prazo de se expirar.
- Não é físico - Não é feito de átomos. Pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, atingindo pessoas no mundo todo.
- É segmentado - É possível segmentar o público alvo, escolhendo com mais precisão quem atingir e quem não atingir.
- É mutável - Junto com a segmentação, é possível aparecer de um determinado jeito para um público alvo e de outro jeito diferente para outro público alvo.
- É pessoal - É possível uma comunicação direta e individual entre a empresa e o cliente
- É preciso - É possível medir o ROI com precisão.
Isso não significa que devemos abdicar do marketing tradicional para abraçar o marketing digital.
Mas significa que devemos observar que existem ferramentas muito potentes no mercado que podem ser, a depender da campanha, as melhores alternativas a serem utilizadas, onde ferramentas tradicionais não conseguiriam dar conta do recado.
Mas afinal, será que um outdoor seria mais efetivo do que a Grazi ligando para nossa casa para vender um produto?
Não recebeu a ligação dela? Está esperando o que?
http://www.oqestaacontecendocomagrazi.com.br/v1/