Novo Site

O CyberSociedade agora mudou-se para www.cybersociedade.com.br. Visite nosso novo site para ver novos conteúdos.


Memórias - Memória RAM


A memória RAM é conhecida também como memória de acesso aleatório. É uma memória volátil, ou seja, ela só mantém os dados armazenados enquanto houver energia, diferentemente da memória ROM (Read Only Memory), que mantém os dados armazenados independentemente da energia.

É a principal unidade de apoio ao processador.
Imaginem a seguinte situação hipotética:
Paulo está andando na rua, com seu amigo João, quando de repente seu celular toca. É Priscila, esposa de Paulo, que diz:
- Paulo, encontrei na lista o número do encanador. Mas é melhor você ligar pra ele agora, pois o expediente está quase terminando. O número dele é 3344-5566.
- Um minuto, Priscila, porque estou sem caneta. João, decore aí pra mim: 3344-5566.

João decora corretamente o número, e quando Paulo desliga, João diz o número para que Paulo realize a ligação.

Neste caso, após um tempo, é muito pouco provável que João ainda tenha em mente aquele número memorizado. Isso porque ele serviu como uma unidade temporária de apoio para Paulo.
João foi a memória RAM de Paulo.

Das tecnologias de memória RAM, temos a memória estática (SRAM), que é uma memória que se encontra dentro do processador, também conhecida como memória cache. Essa memória torna o processamento mais veloz, pois a distância entre ela e o processador é muito menor do que a distância entre o processador e outras memórias, sem falar que a forma como é construída a torna mais rápida também.

Temos também a memória dinâmica (DRAM), que são encontradas como módulos de memória que se encaixam na placa mãe do computador, podendo ser de diversos tipos:
- SIMM
- DIMM
- DDR
- DDR II
- Etc...

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_RAM
http://informatica.hsw.uol.com.br/memoria-ram.htm
http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/hard-094/hard-094.HTM

0 comentários: