Novo Site

O CyberSociedade agora mudou-se para www.cybersociedade.com.br. Visite nosso novo site para ver novos conteúdos.


Ignorante ou Sabe-Tudo? Quem você é?

Eu sou ignorante! E uma coisa é certa: não pretendo ser um sabe-tudo.

Explico.
Dos diversos tipos de pessoas que existem, há pelo menos dois tipos que para mim são paradigmaticos: o ignorante e o sabe-tudo. Temos também o completo ignorante, mas não é dele que falo.

Ignorante é a pessoa que ignora algo. No caso, fazendo oposição ao sabe-tudo, o ignorante aqui é o que ignora a maioria dos conhecimentos.
Eu sou um ignorante. Eu sei que não sei nem 1% do total de conhecimento que existe. Sei muito pouco das coisas. Pesquiso, leio, leio, estudo, pesquiso, e para cada pequena coisa nova que eu aprendo surgem mais 20 coisas novas que eu desconheço. É como se para cada nova letra que eu aprendo, um novo livro aparece para eu ler.

Citando meu velho amigo grego chamado Sócrates, eu percebo que a única coisa que sei é que nada sei.

Já o sabe-tudo não. Ele não precisa estudar, pesquisar, ler. Ele sabe. Ele é superior. É praticamente o dono da verdade.

Mas o que isso tem a ver com tecnologia?

Eu vejo com frequência profissionais qualificados, especialistas, chamando o suporte da empresa em que trabalha da seguinte forma:
- Suporte! Venha aqui agora porque meu computador não está funcionando. Está quebrado. Vocês só colocam computadores quebrados aqui.

Porém, quando o suporte chega, pega o cabo do monitor, que estava desconectado, coloca no lugar, e liga o monitor:
- Pronto. Computador funcionando.
E vai embora.

Afinal, é óbvio que esse profissional é o sabe-tudo. Ele sabia que o computador estava quebrado. Ele sabe que ele conhece mais de tudo que todo mundo. E por isso, ele sabia que não era obrigação dele consertar um PC quebrado e chamou o suporte.

Se ele fosse ignorante, ele iria concluir que o computador poderia não estar quebrado, afinal, ele não sabe quando um computador está quebrado. Ele iria olhar para parte de trás do PC e perceber que havia um cabo solto. Ligaria e tudo funcionaria. E com certeza, não iria atrapalhar o dia do suporte.

Então pergunto:

Que tipo de profissional e pessoa você quer ser?

Um ignorante ou um sabe-tudo?

Marcadores: , , |

0 comentários: