Marketing do Século XXI
Escrito em 8/30/2008 às 12:54O mundo mudou. Pena que são poucas as pessoas que conseguem diferenciar o século XX do século XXI, apesar de ser apenas 8 anos de diferença.
Mas são 8 longos anos, considerando a velocidade de inovação e evolução tecnológica.
E podemos ver isso claramente. Navegando pelo Webinsider, achei um artigo falando sobre as campanhas virais no Youtube e encontrei a propaganda realizada pela empresa de Games EA Sports. Cada vez que vejo essa propaganda, fico boquiaberto, pois é muita, mas muita criatividade.
Tem empresas que estão onde estão porque merecem estar. A verdade é essa.
Resumindo a campanha de marketing:
Um usuário do jogo Tiger Woods PGA Tour 08 decobriu um bug no programa. Neste bug, no jogo, Tiger Woods caminhava sobre um lago, para poder dar a tacada. E o usuário batizou esta tacada de "Jesus Shot". E colocou a descoberta do Bug no youtube:
A empresa do game tinha algumas opções arcaicas na mão. Processar o usuário, corrigir o bug, gastar uma fortuna com isso.... mas isso é coisa do passado. A empresa transformou o Bug em algo real. O que era uma falha - o Tiger Woods caminhando sobre a água - deixou de ser uma falha simplesmente porque Tiger Woods caminhou de verdade sobre a água.
E assim, a empresa colocou sua resposta no Youtube, para o usuário que descobriu o Bug:
É simplesmente sensacional.
No final das contas, temos os dois vídeos sendo assistidos por mais de 2 milhões de pessoas, e crescendo cada vez mais.
Isso é que é Marketing 2.0. Marketing do século XXI.
Mais detalhes sobre esta história pode ser encontrado no link a seguir, da revista Advertising Age.