Novo Site

O CyberSociedade agora mudou-se para www.cybersociedade.com.br. Visite nosso novo site para ver novos conteúdos.


Dentistas contra a liberdade de expressão: Uma nova ditadura? - Parte 1

Antes de mais nada, é bom sempre esclarecer.
O texto a seguir não é uma crítica à todos os dentistas nem à todos os profissionais de saúde, sejam médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc.

Mas é uma crítica à todos os profissionais de saúde autoritários, donos da verdade, deuses do conhecimento, que nunca podem ser questionados por meros mortais.
E são vários assim.

Tudo começou no Orkut. Tenho pesquisado bastante sobre o uso de tecnologia em saúde, e percebi, em uma área que já me interessava bastante por diversas razões pessoais, principalmente porque eu tenho dores de cabeça frequentes a mais de 6 anos, que na odontologia, o uso da tecnologia para pesquisar os problemas da ATM (articulação temporo-mandibular) parecia ser fundamental.

Entrei em uma comunidade chamada "DTM e Dor Orofacial", e pela falta de experiência técnica na área, utilizei-me da única ferramenta que eu tinha disponível para questionar os profissionais que lá se encontravam: a lógica e a razão.

Após realizar algumas perguntas, percebi que eles não sabiam responder. Por várias razões, que mostrarei ao longo do tempo neste blog, pois tenho a cópia na íntegra de todo o debate.
Começaram a me ofender gratuitamente.
Mudaram, do nada, as regras da comunidade.
Começaram a apagar as coisas que eu escrevia e questionava.

Até que, finalmente, me calaram e impediram que as pessoas que acompanhavam o debate pudessem ver tudo: me expulsaram da comunidade e excluiram tudo o que eu escrevi e tudo o que me responderam.

A pergunta que faço é:
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais que são contra a livre expressão do pensamento?
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais de saúde que impedem que seus pacientes ou mesmo o público leigo que tem dúvidas tenha acesso à informação pública e à questionamentos públicos?
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais que são a favor de uma ditadura do conhecimento, de uma ditadura intelectual?

E principalmente:
- Podemos confiar nossa vida e nossa saúde a profissionais que dizem que não vão explicar nada a leigos nem abrir os olhos de alguem que desconhece o assunto porque seria o mesmo que dar "pérolas a porcos"?
(Sim, foi isso que me escreveram, literalmente. Entrarei nos detalhes da discussão em posts futuros)

Pensem nisso.
Nos próximos posts, farei mais questionamentos.

0 comentários: