Novo Site

O CyberSociedade agora mudou-se para www.cybersociedade.com.br. Visite nosso novo site para ver novos conteúdos.


Evento: Paciente Informado


Acontecerá amanhã em Salvador, no dia 8 de outubro de 2009, a segunda edição do evento Paciente Informado. Neste evento estarão presentes profissionais de saúde, blogueiros, jornalistas e educadores interessados em discutir a influência da internet no paciente enquanto paciente expert, que procura e que se torna cada vez mais informado.

Os temas que serão abordados neste encontro são:

* Paciente Informado – como a Internet pode ajudar ou prejudicar pacientes e profissionais a se informar sobre saúde.
* Médico Informado - quais são os recursos disponíveis para tornar o médico melhor informado sobre seus pacientes.
* Certificação Médica – como identificar o médico na web e passar a acompanhar a qualidade do conteúdo publicado.
* Odontologista na web - como os profissionais do setor podem se adaptar aos tempos de web 2.0 na mesma linha dos médicos.

O evento será transmitido ao vivo pela internet, podendo ser visto no canal do USTREAM, e quem quiser participar, poderá faze-lo pelo Twitter, utilizando a tag #saudeconectada.

Filosofia, Tecnologia e Neurociência

Estas três áreas parecem que nada tem em comum. Mas com a evolução da tecnologia e das neurociências, percebemos o quanto temos que refletir filosoficamente sobre o mundo, a realidade, a linguaguem e o conhecimento para entendermos mais sobre nós, pois ainda não temos esta resposta sendo dada pela ciência.

Em 1996, a neurocientista Jill Taylor sofreu um derrame, e hoje, depois de se recuperar, conta em palestras e em seu livro, "A cientista que curou seu próprio cérebro", como foi a experiência.

Vale a pena assistir a sua palestra dada no TED, legendada em português. Assistam abaixo as três partes e deliciem-se com os mistérios do ser humano:

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

Mega Não pela liberdade eleitoral na web

"É inadimissivel em um país democrático que exista qualquer tipo de restrição aos eleitores. Será que nossos legisladores esqueceram o conceito fundamental da democracia?"

Leia mais em: http://meganao.wordpress.com/2009/09/10/mega-nao-pela-liberdade-eleitoral-na-web/

Assine a Petição a favor da liberdade nas eleições:
http://www.petitiononline.com/BRA2010/petition.html

A Xuxa e o Twitter

O que vou escrever aqui não é novidade, pois não tenho interesse em ser o primeiro a postar o que acontece na Web. Mas acho interessante analisar sob uma perspectiva "cibernética" os fatos atuais.

A Xuxa, assim como qualquer outra celebridade, está indo na onda de usar o Twitter. Algumas conseguem usar bem, para se promover, como o Ashton Kutcher, que tirou uma foto da bunda de sua esposa, a Demi Moore, e disponibilizou no Twitter para todos verem.

O problema é que os famosos brasileiros estão indo na onda achando que tudo é fantasia. E a Xuxa se deu mal, cometendo gafes terríveis e sendo atacada de todas as formas por seus seguidores, como podemos ver na postagem "A desastrada aventura da Xuxa no Twitter".

O problema na verdade não é usar mal o twitter, nem cometer erro de português, nem escrever em caps lock, que no mundo da internet, representa grito. O problema é entender que o twitter é uma extensão do homem ciborgue, e que não é mais uma ferramenta de mídia unidirecional.

Por isso, pela falta de entendimento do papel da tecnologia em nossas vídas, podem acontecer problemas como o da professora que foi demitida dançando "Todo enfiado", o do Danilo Gentili com piadas racistas e o caso da reação absurda da Xuxa diante de seus fãs, a ponto de quase xingar as pessoas publicamente.

A verdade parece ser que, pensar em voz alta não é para qualquer pessoa. É preciso ter cuidado, ou ser sempre ético (no sentido aristotélico mesmo da palavra).

Algumas frases interessantes surgiram após o evento Xuxa e o Twitter, como a frase abaixo:

"Celebridades no Twitter tornaram possível um sonho de infância: xingar a TV. E ser ouvido. Obrigado Internets."

O que falta mesmo nisso tudo é educação digital. É preciso fazer um movimento de inclusão digital para os famosos e celebridades.

Mas tem gente que sabe do poder das tecnologias e se aproveita disso. Não sei se de uma forma positiva ou negativa... mas... enfim, vejam o vídeo abaixo do defensor da xuxa, que disse que "Mexeu com a Xuxa, mexeu comigo!!":

A Professora e o Todo Enfiado

A polêmica da vêz na Bahia é o caso da professora de educação física que foi filmada dançando em cima do palco um pagode e que teve sua dança publicada no Youtube.

O Jornal Correio da Bahia publicou uma reportagem explicando todo o caso.

Não quero emitir juizo de valor sobre o fato de ser certo ou não a professora ter sido demitida (ou ter pedido demissão) ou se é certo ou errado dançar como ela dançou em público.

Mas o que quero comentar é o seguinte: as pessoas não estão acostumadas ainda com a natureza humana atual. As pessoas acham que somos apenas seres biológicos, enquanto que na verdade, somo Cyborgs (ciborgues), como eu explico rapidamente nesta outra postagem.

- O que isso quer dizer?

Quer dizer que, por exemplo, a nossa visão e nossa memória não se limitam mais ao olho ou ao cérebro. Nós podemos ver com mais precisão utilizando câmeras filmadores (e celulares que filmam), e podemos gravar em uma memória particular ou em uma memória compartilhada ou super-ampliada (como o Youtube), a ponto de poder usar esta informação posteriormente para produzir conhecimento (a atual e muito falada Inteligência Coletiva).

- O que isso modifica no meu dia-a-dia?
O caso da professora seria talvez um bom exemplo. A imagem acima mostra o baile em que o presidente americano Barak Obama participou. E vemos que as pessoas não estão apenas olhando com seus olhos biologicos, naturais, e nem estão apenas armazenando o evento, a vivênvia, em seus cérebros. E é isso que acontece no nosso dia-a-dia.
Quando estamos em público, sempre há alguém nos vendo, memorizando o que estamos fazendo. As vezes, a pessoa coloca o fato corriqueiro em uma memória cerebral de curta duração e esquece, pois não é importante. Mas e quando é algo curioso ou engraçado? A gente faz questão de memorizar para contar para os amigos, compartilhar, pois o homem é comunicativo, social.
Porém, hoje somos ciborgues, e por isso, devemos ter mais cuidado, pois o esquecimento, quando a informação é armazenada na memória coletiva, não é algo rápido. As vezes continua lá... e basta dar uma pesquisada no Google que relembramos o passado.

Se a professora de educação física tivesse um pouquinho mais de conhecimento sobre a natureza ciborgue-humana, talvez ela teria tomado certos cuidados ao subir no palco para dançar a tal música "Toda enfiada", afinal, ela viu os celulares, ela viu que as pessoas estavam utilizando as próteses tecnológicas. O vídeo da professora já foi visto por mais de 100 mil pessoas. E isso é só parte do poder da memória coletiva, ou da memória naturalmente super-ampliada de ciborgues que temos atualmente. Nenhum boato natural atingiria com tanto poder esta quantidade de pessoas.

Não somos apenas seres biológicos, e isso afeta a ética, a privacidade, a liberdade.
Temos que repensar tudo isso, à medida que reconhecemos quem somos de verdade.

Mas não pensem que somente cidadãos comuns cometem esse erro. Famosos também.
Veremos isso no próximo post.

AI-5 Digital!! Seja Contra!!

No link abaixo segue uma reportagem da revista Carta Capital falando sobre o AI-5 Digital que alguns senadores querem implantar no Brasil:

AI-5 Digital

Para quem não sabe, o AI-5 foi o Ato Institucional de número 5 que oficializou a Ditadura no Brasil, em 1968.

Saiba mais sobre o AI-5 de 1968 nos links abaixo:
Ato Institucional nº 5
AI-5 oficializa a ditadura

Por que hoje, ninguém liga para o fato de que há senadores querendo implantar o AI-5 digital, que leva à ditaduta da informação?

Acompanhe as pessoas que se preocupam em evitar isso pelo Twitter, no link abaixo:
#Meganao no Twitter contra o AI-5 Digital

Leia também:
A Globo e a volta da ditadura: O Estado Policial
Contra o AI-5 digital, a nova ditadura
A Globo e a sua fantasiosa "pedofilia pela internet"

Para os políticos Safados!

Que fique registrado:
Assino embaixo de cada palavra dita.

Marcadores: , | 0 comentários

Cientista escreve no Twitter usando apenas o pensamento

Um cientista, usando uma interface que liga o cérebro ao computador, conseguiu escrever mensagens no Twitter apenas usando o pensamento. Veja como, no vídeo abaixo:

Acho interessante aonde isso pode dar.
Imaginem um futuro próximo. Durante a aula, na escola, os alunos com as mentes conectadas na Web, e enquanto o professor ensina, eles enviam pensamentos para o twitter: "Que aula chata" "Hum... estou vendo o cofrinho da Janete!!" e coisas do tipo.

Brincadeiras a parte, algo parecido já ocorre. Uma palestra dada para mil pessoas não é mais uma palestra para mil pessoas. Se 50 pessoas destas mil estiverem conectadas na web com o aparelho celular, elas podem então transmitir pensamentos sobre a palestra para mais de 50 mil pessoas. E se o palestrante cometer gafes, falar besteira e tudo mais, seu erro estará sendo também visto por mais de 50 mil pessoas, além das 1000 pessoas presentes.

E ainda dizem que o virtual não é o real. Não existe mais separação.
O mundo é um só!

Paulo Coelho - O Pirata

Eu não gosto dos livros de Paulo Coelho, nem de suas músicas, e acho ele um cara meio tosco.
Mas isso é uma opinião pessoal.

A verdade é que, quer queira quer não, ele é muito inteligente, bom nos negócios e no marketing.
Não é a toa que é um dos autores brasileiros mais traduzidos no mundo todo, e terá livro seu transformado em filme.

Ele é antenado com tecnologia, e foi um dos que primeiro percebeu que de graça é mais lucrativo do que obrigar as pessoas a pagarem. Tanto que ele mesmo criou um blog chamado "Pirate Coelho", onde ele disponibiliza cópias "piratas" de seus livros para o download gratis.

Isso daria prejuízo a ele? Muito pelo contrário. O seu livro "O ALquimista" na Russia, passou de 1000 cópias vendidas para mais de um milhão de cópias após a disponibilização do livro gratuitamente pela web.

Assista uma pequena palestra com ele explicando como o mundo "pirata" está tornando-o mais rico, mais conhecido e cada vez mais vendido:
http://thepiratesdilemma.com/changing-the-game-theory/alchemist-concocts-a-new-business-model-for-books

Agora, Paulo Coelho, indo contra a maré de artistas que acharam correto o julgamento tendencioso do The Pirate Bay, está oficialmente ao lado dos criadores do The Pirate Bay, se oferecendo inclusive para ir para a Suécia para dar apoio ao site.
Leia mais aqui.

Eu não gosto dos livros de Paulo Coelho. Mas não vou mentir... estou me tornando fã dele, pois ele é de fato um autor, um criador, que está vivendo no século XXI e cada vez mais coerente com a mentalidade (Zeitgeist) de agora.

Twitter: o fantástico ou o Twitter no Fantástico

Leiam este texto bacana sobre a matéria do Fantástico a respeito do Twitter.
O mais legal é que os entrevistados também gravaram (escondido) o ensaio antes do início da matéria - o que ficou até melhor do que a própria reportagem, pois mostra como mídia de massa ainda não entendeu direito o que é Web 2.0 (ou se entendeu, mostrou que não quer entrar nessa ainda, para manter-se no jogo do poder).

Vejam o vídeo gravado escondido e leiam o texto no link abaixo:
Twitter: o fantástico ou o Twitter no Fantástico

Escolas Matam a criatividade?

Como eu disse no post anterior (Os Jovens e o Computador: invejo esta vida deles...), seguem dois vídeos que complementam meu raciocínio, legendados em português.

Já havia postado um semelhante aqui, mas sem legenda, que mostra como a criatividade vem sendo estrangulada pela lei.

Divirtam-se.

Os Jovens e o Computador: Invejo essa vida deles...

Ontem assisti a uma reportagem no Jornal Nacional, da Rede Globo.
Bom, é fato que sempre devemos olhar estas reportagens, principalmente as criadas pela Globo, com outros olhos, pois ou eles são manipuladores ou incapazes intelectualmente o suficiente para não entender coisas óbvias.

Creio mais na primeira opção, pois vejam como eles manipulam as informações sobre pedofilia, aqui.

O que me chamou a atenção na reportagem sobre os jovens foi o seguinte. Segundo a reportagem, depois da escola, eles passam, "por dia, 4h36 no computador, gastam 2h54 fazendo a lição de casa, ouvem música durante 2h30, ficam 2h12 assistindo televisão, dedicam 1h48 a atividades físicas e 1h42 a algum tipo de leitura fora do computador".

Caramba!! É uma vida muito ativa e muito rica. Quero que meus filhos tenham essa vida.
Vejam esta reportagem aqui.

A verdade é que eu invejo estes jovens, pois conseguem:

1 - manter uma vida saudável - afinal, uma hora e meia de atividade física por dia é excelente!! eu só consigo atualmente treinar minhas 6 horas semanais de artes marciais, e isso porque quero este ano ainda conseguir no mínimo um título estadual.

2 - Manter uma vida cultural e intelectual muito ativa - uma hora e meia de leitura fora do computador, somado às prováveis uma hora e meia de leitura no computador, o que dá umas 3 horas de leitura diárias, o que é excelente!! - sem falar nas duas horas e meia ouvindo música e estimulando a criatividade e o lado analítico do cérebro, o que é maravilhoso.
Eu mal consigo tempo para ouvir música do jeito que gostaria, e estou também praticando no máximo minhas 4 horas semanais de piano, o que me fez perder a oportunidade de participar da Orquestra do Youtube por ser muito ruim...

3 - Gastam três horas por dia estudando! Aqui já acho um pouco de desperdício... recomendaria umas 2 horas por dia. :-) É muito mais válido estimular a atitude, a colaboração, a criação, a participação do que ficar empurrando para dentro de nosso cérebro uma quantidade enorme de conhecimento que será pelo menos em mais de 65% descartado depois do vestibular.

4 - Ficam duas horas por dia vendo TV. Também acho desnecessário. Para que ver novela, jornais, etc, do modo como nos mandam ver, se podemos selecionar os melhores conteúdos depois, pela Web? Eu, por exemplo, na verdade, não assisti esta reportagem ontem (sim, menti no início do texto). Eu assistí só esse pedaço dos números, e ouvi a interjeição de espanto de meu irmão, que percebeu na hora o que percebi também e estou escrevendo aqui.
Bastou então eu acessar o site da globo, pegar essa reportagem e assistir. Com isso, me poupei de perder meu tempo vendo coisas irrelevantes para mim noticiadas no jornal, como o mesmo bla-bla-bla político de sempre, notícias sobre o Grêmio e a libertadores, etc.
Ver TV para se "atualizar" é perda de tempo.
Recomendo ver TV apenas para se distrair, para relaxar a mente antes de um bom sono, assistindo seriados interessantes, como House, Two and a Half Man e outros.
Mas voltando aos jovens e o computador....

A reportagem finaliza com a seguinte mensagem, passada pela educadora Sílvia Colello:
“Então é sim o caso daquele jovem que fica muito no computador, o pai chamar, conversar, trazer os livros, vamos estudar, vamos ler os livros, vamos fazer um esporte, vamos jogar uma bola, e aí se ele ficar um pouquinho no computador não tem problema”.

Eu recomendo o contrário. Se o jovem for como o da estatística mostrada pela reportagem, então, Papai e Mamãe, não tirem seus filhos do rumo deles. Chamem eles para conversar, parabenize-os e estimule-os a continuar assim. Para que chamar um jovem que tem tudo para ser um grande cartunista, um compositor ou um criador para fazer esporte, jogar futebol, etc??

Isso é aprisionar uma alma em falácias sociais.
Para que pedir para um jovem que lê blogs internacionais de notícias, ciência e tecnologia deixar de ler este conteúdo para ler Jorge Amado? Não faz sentido isso, ainda mais se o jovem não pretende seguir uma carreira de letras ou semelhante.

Está na hora das pessoas enxergarem o mundo e as pessoas como elas são. Esquecer a lente do passado, das obrigações sociais, e deixar as pessoas se encontrarem.

Em outra postagem, trarei um vídeo que exemplifica bem o que digo aqui.

Até a próxima!

Pela liberdade do nosso conhecimento

Hoje tive acesso a um texto muito claro e interessante, escrito em 2005, já prevendo cada vez mais a batalha contra a "pirataria" travada entre grandes coorporações e os usuários da internet.

Cito aqui alguns trechos do texto, e deixo por fim, a recomendação da leitura completa:

"A pirataria não representa uma ameaça, e a esta altura todos sabem disso. Não há um estudo sequer que confirme que o compartilhamento de arquivos mp3 tenha contribuído para uma diminuição no número de discos vendidos."

"Os executivos do copyright não temem a pirataria: temem a concorrência."

"
Hoje em dia é coisa comum você comprar CDs que não podem ser copiados, músicas que que requerem uma autorização especial e só podem ser ouvidas no seu computador, filmes que só podem ser vistos duas ou três vezes, livros digitais que não podem ser impressos. Todas essas medidas podem gerar a impressão de que o cartel do copyright está preocupado em proteger o
seu conteúdo contra a nossa pirataria.

O plano é na verdade mais ambicioso. Eles querem proteger-se contra o nosso conteúdo."

Leiam o texto completo no link a seguir: A Batalha dos Clones pelos Direitos de Reprodução

O Entretenimento e o século XXI

Essa é uma postagem light.
Navegando pela net, descobri um grupo de humor muito bacana, que me fez dar muita risada, e claro, me fez passar o link do vídeo para outras pessoas e escrever esta postagem.

Segue abaixo um dos vídeos deles:

O nome deste espetáculo é "Improvável", e vale a pena ver pelo Youtube e com certeza, também ao vivo. Gosto deste tipo de humor.

O formato não é novo. Na TV fechada já passava um programa com esse mesmo formato, o "Whose line is it anyway?" (clique no link para assistir alguns programas com legenda em português).

Chris Anderson, em seu livro "A Cauda Longa", cita o exemplo de três americanos, com seu grupo "Lonely Island" que tentaram entrar na indústria do entretenimento, como comediantes, mas que não obtiveram sucesso. Após por alguns vídeos na internet, rapidamente foram vistos, aceitos como bons comediantes, e em pouco tempo, contratados, apresentando-se inclusive no Saturday Nitght Live.

Interessante é que é no entretenimento que mais vemos na prática o que é a cauda longa. Só o espetáculo "Improvável" já foi visto mais de 200 mil vezes no Youtube. proporção que nunca seria alcançada com apresentações apenas em teatro.

E o mais interessante ainda é que mesmo com a crise, a indústria do entretenimento, seja em teatros ou em shows, não vem sofrendo quase nada. Até porque, em países que sofrem com a crise e com o desemprego, o que resta para a população que quer esquecer o sofrimento é a arte (como bem dizia Schopenhauer, a uns 200 anos atrás).

Vou parar as reflexões por aqui porque é um post light (que já está pesado).
Vejam os vídeos do "Improvável", porque eles são bons.

Contra o AI-5 digital, a nova ditadura.

Um excelente texto escrito pelo professor Sérgio Amadeu, no blog dos 300:
http://www.trezentos.blog.br/?p=216

Não consigo me expressar melhor do que esse pessoal.
Mas chego a ficar cansado de tanto repetir essas notícias importantes e não ver ninguém se importando.

O povo brasileiro é um povo muito boboca!

A Globo e a volta da ditadura: O Estado Policial

Parece que a Globo está sendo "influenciada" por alguém para defender, a todo custo e mesmo com reportagens sem pé nem cabeça, a aprovação de uma legislação que implanta no Brasil um verdadeiro Estado Policial.

Para entender o que isso quer dizer, leia a reportagem abaixo:
Ministério da Justiça quer ir além de Azeredo

Uma das estratégias usadas foi em sua novela das oito, "Caminhos da Índia", criar uma situação fictícia de modo que deixasse claro que o Brasil precisa de tal lei, como mostrei no post abaixo:
Globo, Caminho das Índias e Pedofilia

Essa semana foi a vez de uma reportagem sobre "Pedofilia na Internet", sob o comando da Sandra Annenberg, que vemos como é fácil para a Globo manipular a população com o uso de diversas falácias, para estimular o povo a pensar que precisamos, de fato, de uma lei que implante o Estado Policial, só que mais avançado do que o que tinhamos na época da ditadura (e por isso, muito pior).

Para assistir a reportagem, basta clicar no link abaixo, na postagem em que faço uma análise da reportagem e mostro como é absurda a manipulação midiática e como nós nos deixamos levar quando o tema é um tema que realmente comove e nos deixa indignado:
A Globo e a sua fantasiosa "pedofilia pela internet"

Porém, é importante sempre manter a racionalidade consciente e perceber que tudo não passa de uma grande articulação política para o controle e a manutenção do poder, como podemos ver também na postagem abaixo:
Governo da Bahia compra o sistema de escuta Guardião

A tecnologia nos trás coisas boas. Mas se piscarmos os olhos, ela passa a ser utilizada para retirar de nós toda a liberdade e dignidade humana que temos, por parte dos políticos.

Está na hora de ficarmos com os olhos bem abertos!!

A Globo e a sua fantasiosa "pedofilia pela internet"

Nesta semana, o Jornal Hoje, comandado pela reporter Sandra Annemberg, mostrou uma reportagem sobre "Pedofilia pela Internet".

Uma reportagem mentirosa, falaciosa e manipuladora.
Ou não?

Vou tentar fazer uma análise rápida sobre a reportagem, e pretendo apelar para o uso da matemática básica para mostrar o quão a mídia nos manipula através da emoção.
Veja a reportagem abaixo:

A chamada da reportagem é a seguinte:
"O computador no quarto da criança. O cenário perfeito para um crime. Do outro lado pode estar o agressor. Os especialistas revelam que é nas páginas de relacionamento que acontecem 80% dos casos de pedofilia pela internet."

Bom, parece que vamos ver uma reportagem sobre casos onde o pedófilo atrai a vítima através da internet, não é?
Mas a reportagem não cita um só caso sobre isso.
Muito pelo contrário, logo após esta frase, a reportagem cita um caso onde foi descoberto um computador, usado apenas por uma pessoa, que havia material pedófilo.
Sim, possuir material pedófilo é crime, mas isso não significa que tem relação com o fato de criminosos atrair as vítimas pela internet.

A reportagem só exemplifica o crime de se possuir ou distribuir material pedófilo.
Mas a estatística da PF, segundo a reporter Gioconda Brasil, é que em 10 anos, "apenas 649 inquéritos foram abertos para investigar a aquisição ou a distribuição de material pornográfico pela rede de computadores. E desses, só em 134 a polícia conseguiu indícios de que houve crime."

Ou seja, apenas 20% dos casos investigados em 10 anos pela polícia federal realmente eram casos onde o crime ocorreu. Os outros 80% das denúncias investigadas eram falsas.

Vamos adelante.
A reportagem continua, mostrando a chefe de recursos humanos da polícia federal defendendo a aprovação da lei que traz para nós o ESTADO POLICIAL. Mas... o que justifica esta lei, se a argumentação está toda fragmentada e sem sentido algum?? Afinal, lembremos, a reportagem não está mais falando sobre pedófilos que pegam suas vítimas pela internet. Isso foi só a frase da chamada, para comover o público.

No final da reportagem, Sandra entrevista uma psicóloga e comete a seguinte gafe, logo corrigida por ela:
"...Mas, a maioria, alias, muitos casos, talvez, não a maioria, mas muitos casos acontecem dentro de casa, com familiares, e ai?"

Por que Gafe? bom, agora, vamos usar a matemática.
(1) Segundo estudos reais (diferente dos estudos nunca citados pela Globo em reportagens do tipo), cerca de 80% a 85% dos agressores nos casos de pedofilia são do núcleo familiar.
Veja o texto sobre o estudo aqui, feita pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo:
Jeferson Drezett - Pedofilia em Casa

(2) A revista Veja de 25 de março de 2009 já não mostra números, mas diz que "a maioria esmagadora" dos casos de pedofilia acontecem entre pessoas conhecidas ou com algum tipo de relação. Eu chamaria "a maioria esmagadora" de 95%, visto que se de 80 a 85% são do núcleo familiar, os outros 10% envolvem conhecidos próximos.

Gafe: Sandra Annenberg sabe destes estudos, e por isso, sabe que cometeu uma gafe ao revelar que de fato a maioria dos casos acontecem no núcleo familiar. Mas como o objetivo da reportagem não é informar, mas deturpar, ela se corrigiu, dizendo que "não a maioria, mas muitos casos...". Me engana que eu gosto.... :-)

(3) Temos então, sendo caridosos nos números, 5% dos casos de pedofilia que acontecem entre crianças e desconhecidos.

(4) Obviamente, nem todos estes 5% ocorrem pela internet. Vamos dizer que 3% ocorrem pela internet.

(5) Se 3% dos casos de pedofilia o criminoso busca a vítima pela internet, e se, segundo a globo, 80% dos casos de pedofilia pela internet (80% destes nossos 3%) acontecem pelas redes sociais, tipo orkut, então... 2,4% dos casos de pedofilia acontecem nas redes sociais.
Mas... será? De onde vem estas estatísticas?

A Globo apresenta um número. Em Fevereiro, a SaferNet recebeu 1872 denúncias de casos de pedofilia em redes sociais. Mas espera!! Estamos falando agora do crime de pedofilia onde o pedófilo pega a vítima pela internet, ou estamos falando da posse e distribuição de material pedófilo?? Tudo indica que estamos falando do segundo caso, e não do primeiro.

Mas espera (de novo)!! Estamos falando de denúncias, e não do crime ocorrendo de fato. Lembremos que, segundo as estatísticas oficiais da polícia, apenas 20% das denúncias de fato se mostram como ocorrencia de crimes.

Resumindo: É raro casos onde o pedófilo usa as redes sociais para atraír a vítima e cometer o ato de pedofilia. Há até estudos que comprovam o quão raro isso é, como o estudo oficial abaixo:
Pedofilia não passa de cortina de fumaça

Há, de fato, criminosos que utilizam estas redes sociais para se relacionar com outros criminosos (e não com a vítima) a fim de distribuir e trocar material de pedofilia.

Mas a pergunta é: Há a necessidade de se monitorar TODOS os usuários da internet brasileira para desarticular esta rede de criminosos, mas nada fazer contra a pedofilia, que é um crime que ocorre dentro de casa e não tem relação nenhuma com a internet?

Não, não há. E pelo modo como a mídia e os políticos se comportam, é fácil saber que tudo não passa de uma grande fachada para a utilização legal de ferramentas para monitorar todos os cidadãos e para implantar um verdadeiro Estado Policial, ou seja, a volta da ditadura.

Esta na hora de ficarmos com os olhos bem abertos!
E na próxima vez que assistir uma novela da globo ou reportagens do tipo, não vejam o que está explícito, mas sim, o que está implicito, pois eles estão nos manipulando.

Governo da Bahia compra o sistema de escuta Guardião

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, Sefaz, adquiriu, com dispensa de licitação, o sistema de escuta Guardião.
De novo... A Sefaz adquiriu um sistema de escuta telefonica.
A Sefaz. Leiam mais aqui:
Sistema de Escuta na SSP causa Polêmica

Ok... Segundo ela, quem vai utilizar o sistema, totalmente seguro, é a Polícia Civil.
Agora as coisas ficaram mais claras. É por uma boa razão.

Bom, é claro que o Estado da Bahia não quer um sistema desse para monitorar empresários e adversários políticos. É um sistema SEGURO.
Ou não?
Vejamos o que uma rápida busca no Google nos informa sobre este sistema:
OAB quer fim do sistema "guardião" de grampos
Os ouvidos de Deus
Sistema Guardião foi violado durante a Operação Satiagraha para arapongas fazerem grampo

Eu só quero saber uma coisa:
Até quando o brasileiro vai ser besta a ponto de aceitar tudo?
Monitoram nossas ligações livremente.
Querem monitorar nossa vida agora pela internet.

Aonde vamos parar?
CPI disso, daquilo...tudo fachada.

Em quem vamos votar?

Globo, Caminhos da Índia e a Pedofilia

A Globo é especialista em colocar temas polêmicos em suas novelas para gerar bate-boca.
Agora, a novela Caminhos da Índia está insinuando que existe de fato pedofilia na internet e que a Polícia Federal tem dificuldade de encontrar os criminosos, sendo necessário então uma nova lei para isso.

Óbvio...e a lei seria a do Senador Eduardo Azeredo, patrocinado por coorporações.
Segue abaixo o trecho da novela em que o diálogo acontece:

Mas há algumas coisas curiosas em relação ao tema da pedofilia. Segundo alguns estudos, a grande maioria dos pedófilos são ou parentes das vítimas ou conhecidos. A porcentagem de pedófilos que não possuem nenhum vínculo social com a vítima pode chegar a menos de 10%.

Ou seja, menos de 10% dos criminosos seriam os pedófilos que circulam a Web em busca de vítima. Ora, então porque o combate à pedofilia não busca combater 90% dos criminosos, mas sim, apenas 10%?

Sober a novela... Como que o personagem diz que a PF tem dificuldade? Hoje, basta solicitar ao Google a quebra do sígilo dos profiles do Orkut que o Google é obrigado a dar ao governo todas as informações sobre o usuário, os albuns que eram para ser privados, etc.

Que dificuldade?

Basta pensar... O Governo já anda monitorando todos os seus adversários políticos, com dossiês completos inclusive da vida amorosa da Dilma Ruusseff, como no caso da operação Santiagraha... tecnologia para monitoração completa já tem. O que falta na verdade é apenas uma brecha legal para monitorar toda a população... e essa brecha se chama... pedofilia na internet.

Engulam esse sapo! :-)

Porque somos contra salvar o projeto do Senador Azeredo

Há Senadores que querem trazer de volta a Ditadura. E ninguém liga.
Leiam o texto abaixo, pois é importante.
Depois acessem o blog do Sérgio e comentem por lá.
Texto retirado do blog de Sérgio Amadeu:
http://samadeu.blogspot.com/2009/03/por-que-somos-contra-salvar-o-projeto.html

O Ministério da Justiça, pressionado por setores da Polícia Federal aliados ao Senador Eduardo Azeredo (agora presidente da Comissão de Relações Internacionais do Senado), quer apresentar uma proposta para "melhorar" o projeto Substitutivo de crimes na rede (de autoria da equipe do Azeredo). A proposta do Ministério da Justiça de fato retira uma quantidade enorme de absurdos e imprecisões do Substitutivo do Senador Azeredo, mas mantém elementos inaceitáveis e introduz novidades obscuras, tais como a tentativa de criminalizar "provedores de conteúdo" que não tenham condições de vigiar seus usuários. A seguir uma breve crítica a proposta do MJ:


1- Precisamos definir uma lei com os direitos dos cidadãos na comunicação em redes digitais. A violação dos direitos essenciais definidos nesta lei é que deve ser considerada prática criminosa.

2- Devemos exigir o direito de navegar sem termos nosso rastro digital controlado pelas corporações, pelos criminosos e pelos Estados autoritários. Armazenar dados da nossa navegação por mais de seis meses deve ser considerado crime. O projeto de salvação do Substitutivo do Azeredo faz exatamente o contrário.

3- A proposta legitima o DRM, mecanismo de restrição de cópias em aparelhos e sistemas informatizados, e criminaliza a sua inutilização. A nova redação do artigo 285-A diz que é crime "Acessar, indevidamente, informações protegidas por restrição de acesso, contidas em sistema informatizado". Redação absurda.

4- Para impedir o crime de invasão bastaria escrever que seria considerada prática criminosa "invadir servidores de rede e computadores sem autorização de seu responsável". Mas a comunidade da vigilância, coordenada pela equipe do Senador Azeredo, quer deixar a porta aberta para interpretações mais amplas. Continua inaceitável o artigo 285-A.

5- O projeto de salvação do Substitutivo do Senador Azeredo define que provedor de acesso é "qualquer pessoa jurídica, pública ou privada, que faculte aos usuários dos seus serviços a possibilidade de conexão à Internet mediante atribuição ou validação de endereço IP". Assim fica claro que uma escola, faculdade, qualquer lan house ou empresa que forneça uma conexão à Internet está enquadrado como provedor.

6- O projeto de salvação do Substitutivo do Senador Azeredo exclui o famigerado artigo 22, mas mantém o seu conteúdo piorado no artigo 5. Os provedores devem guardar dados de navegação dos seus usuários por 3 anos (Qual é o interesse do pessoal que insiste em 3 anos? vemos claramente as mãos das auditprias de conformidade). Além disso, seguindo a lógica do Geraldo Alckimin, em São Paulo, exige que os provedores tenham "nome completo, gênero, filiação, data de nascimento e número de registro de pessoa física ou jurídica de seus usuários". Minha mãe, agora para acessar a Internet terei que mostrar meu RG...

7- O projeto liquida as redes abertas anônimas dentro de instituições privadas. Por exemplo, no seminaŕio de cidadania digital da Caśper, terei que cadastrar todo mundo que for asistir as palestras e twittar, pois do contrário estarei violando o projeto de salvação do Substitutivo do Senador Azeredo.

8- O mais contraditório e lamentável é que os telecentros, as redes abertas mantidas pelo Poder Público estão fora dessas regras (até porque inviabilizaria todos estes projetos de inclusão digital). Veja o Art. 6º. Repare que as lan houses, pessoas jurídicas privadas, terão que pedir o RG e o nome dos pais do usuário, mas a rede aberta de Copacabana, não. Diria um observador mais atento que isso será derrubado pelo Supremo. O que será derrubado? A não aplicação da lei aos projetos de inclusão digital, pois não existe essa de dizer que crime só é cometido através de pessoas jurídicas privadas. Equivale a dizer que "violar o código penal é crime, menos nos programas de inclusão digital". Pegadinha de mau gosto.

9- O senhor Alckimin sancionou uma lei em SP que exige registro cadastral (não com filiação e outros dados como no projeto em questão) há mais de 3 anos. No mesmo período o crime digital cresceu absurdamente. Resultado da medida: fracasso total. Os mais bem humorados poderiam até concluir que a lei de cadastro e identificação gerou um crescimento estatístico dos crimes na Internet, a partir do Estado de SP. Piada. Estas medidas visam apenas a aplicação arbitrária quando for de interesse da alta e da baixa administração (um fiscal que queira prejudicar uma lan house por motivos particulares).

10- Agora, vamos ao pior! REPARE. O projeto de Salvação do Substitutivo do Azeredo atingiu o seu limite de obscurantismo no parágrafo 5º do Art. 5º. No projeto anterior não existia nenhuma alusão aos chamados provedores de conteúdo. Agora a comunidade da vigilância quer controlar e vasculhar as redes sociais. Querem que todo provedor de conteúdo demonstre "possuir a capacidade de coletar, armazenar e disponibilizar dados informáticos para fins de investigação criminal ou instrução processual penal" (inciso III).

11- VEJA O QUE É PROVEDOR DE CONTEÚDO NO Art. 4º:
"II – provedor de conteúdo: qualquer pessoa jurídica, pública ou privada, que coloque informações à disposição de terceiros por meio da Internet."
Quem será atingido por este artigo? O site de uma empresa pequenina, um cluster de blog, o twitter, o Facebook, o Youtube, o site da paróquia da sua preferência, o Yappr, o wordpress, a wikipedia, o digg, o gazeta esportiva online, o sourceforge, etc. Enfim, quase todo mundo que monta uma página na web.

12- Quem quer isto? A comunidade de vigilância que nunca se conformou com a comunicação distribuída. Eles querem impedir que possamos continuar divulgando a rede TOR, hospedada no Eletronic Frontier Foundation, usada para assegurar a comunicação anônima, sem intrusão. Querem agir como o governo autoritário da China.

13- Por fim, continua a tal regulamentação da lei depois de sua aprovação. Imagine a PF fazendo tal regulamentação. Imagine se não reaparecerá a necesidade das auditorias de conformidade. É claro que voltarão. Fizemos várias conversas com o Julio Semeghini e com o Ministério da Justiça. Explicamos que esta lei é absurda, pois atinge o cidadão e pouco afeta os crackers. Esta lei facilita o abuso, a chantagem, o vigilantismo. O MP e o deputado do PSDB ficou de agendar uma reunião com os técnicos da PF que dizem que esta lei irá permitir o combate aos crimes digitais. Mostramos que isto não ocorreria. A reunião não ocorreu. O projeto que apresentam melhorou muito pouco em relação ao Substitutivo do Azeredo e piorou de modo intenso na questão do provimento de acesso e agora (novidade) conteúdo. Lamentável. As empresas que usam wordpress terão que provar que têm capacidade de vigilância sobre as suas postagens, sobre as redes sociais que venham formar. Absurdo.

Twitter, os Famosos e a bunda da Demi Moore

O Twitter está pegando no mundo todo. E alguns dizem que ele será o futuro da Busca, substituindo o Google.

Mas anotem aí: o Google vai abocanhar o Twitter, cedo ou tarde, e o agregará às suas ferramentas.

Por causa de ferramentas como o Twitter ou o Qik, eu comecei a apreciar o ator Ashton Kutcher (que fez Efeito Borboleta e também o seriado That's 70th Show), pois ele é um ator Geek, que está se apropriando de todas estas ferramentas, experimentando e vendo no que dá.

Quem quiser encontrálo no Twitter, basta clicar aqui.

O divertido disso é que ele, no sábado, tirou uma fotografia da bunda de sua esposa vestindo apenas calcinha, e publicou no Twitter via TwitPic. Detalhe: Sua esposa é a atriz Demi Moore (também no Twitter).
Clique neste link para ver a foto publicada pelo Asthon.


O mundo todo noticiou este ato do Asthon, chamando-o de infantil ou coisa do tipo, como nos links abaixo:
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/03/23/ashton-kutcher-envia-foto-de-bumbum-de-demi-moore-para-twitter-bruce-willis-se-casa-de-novo-754953069.asp
http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-1164149/A-portrait-Demi-Moore-Twitter-immature-toyboy-husband-Ashton-Kutcher.html
http://www.popcrunch.com/ashton-kutcher-posts-demi-moore-butt-photo-on-twitter/

Acho interessante o experimento que Asthon está fazendo, e creio que ele publicou a foto com a permissão da exposa, justamente para "brincar" com a Web. E funcionou.

Já outros famosos, como a atriz Jennifer Aniston, terminou o namoro porque disse que seu namorado tinha tempo pro Twitter e não para ela.

Vou parar por aqui antes que vire revista de fofocas.
Meu objetivo é a reflexão, e se pararmos para pensar, cada vez mais estas tecnologias são parte indispensáveis de nossas vidas, sejamos famosos ou não.

E de certo modo, isto nos torna mais humanos, pois podemos nos conectar com qualquer um, seja ele também um famoso e antes inalcançável, ou seja ele uma pessoa normal.

Para finalizar a postagem com um pouco de humor, segue uma entrevista com o Fake mais famoso do Twitter, o Vitor Fasano (não o verdadeiro, mas o fake):
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2009/03/12/ult4213u663.jhtm

Alerta Geral: Senador Azeredo aumenta Pressão para aprovar seu projeto de violação da liberdade e implantação do vigilantismo na internet

O Senador Azeredo, eleito presidente da Comissão de Relações Internacionais do Senado, no dia 4 de março, a partir de sua nova posição está pressionando o governo para apoiar a aprovação do seu projeto de criminalização da Internet na Câmara.

No dia 5 de março, o deputado conservador ligado ao PSDB, Regis de Oliveira (PSC-SP), conseguiu aprovar seu parecer favorável ao projeto do Senador Azeredo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. O Parecer afirma que o projeto vigilantista e violador da privacidade na rede é constitucional e clama pela sua aprovação .

O projeto de lei do Senador Azeredo quer destruir as redes abertas, impor o fim da comunicação anônima na Internet e criminalizar práticas cotidianas na rede. Abre espaço para atacar as redes P2P, como tem ocorrido em todo o mundo (veja o exemplo do julgamento do Pirate Bay). O projeto do Senador Azeredo é apoiado pela Febraban e pelos banqueiros que querem repassar para a sociedade os custos da segurança bancária.

Quem quiser se somar à luta pela liberdade e privacidade na Internet, envie um e-mail para o deputado do seu Estado pedindo que vote contra o projeto de crimes da Internet re-escrito pelo Senador Azeredo. Porcure no site da Câmara o e-mail do deputado do seu Estado: http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado

Leia as postagens que esclarecem os riscos dos artigos 285-A, 285-B e 22 do projeto-substitutivo do Senador Azeredo:
http://samadeu.blogspot.com/search/label/contra%20PLC%20do%20Azeredo


Ajude a divulgar a petição contra o projeto original do Senador Azeredo.

Fonte: http://samadeu.blogspot.com/2009/03/alerta-geral-senador-azeredo-aumenta.html

Vídeo de Maíra do BBB9 fazendo sexo caiu na net

Ontem, no programa do Faustão, a BBB9 Maíra Cardi falou sobre o vídeo que está circulando pela internet onde aparece fazendo sexo oral em seu ex-marido.

Eles filmaram a cena com um celular, que foi roubado, segundo ela, e agora resolveram publicar as imagens. Ela não pretende fazer nada a respeito, mas apenas esperar o esquecimento. Coisa que vai demorar um bocado.

Há um segundo vídeo circulando, que dizem ser dela também, mas como não aparece o rosto, não há certeza ser outro vídeo dela.

O interessante disso tudo é que é cada vez mais comum isto acontecer, principalmente com o aumento do número de celulares vendidos com câmeras de alta-definição fotografica.

As pessoas gostam de tirar fotos durante a relação sexual. O problema acontece quando as fotos vazam, pois celulares são de fato roubados o tempo todo. O engraçado é que antigamente, era difícil ver fotos caseiras de sexo, pois as pessoas tinham medo de mandar revelar e com isso, permitir com que funcionários copiassem. Hoje, não precisa revelar.

Outra coisa curiosa é o que podemos ver no Orkut: é comum acessar perfil de adolescentes de 14 e 15 anos tirando fotos "sensuais" de biquinis, shortinhos, etc.

Como a nova sociedade deve lidar com estas atitudes cada vez mais comum? Como os pais devem conversar com seus filhos sobre a vontade que eles tem de se fotografarem nos mais diversos momentos e poses?

Sem falar no machismo. Vendo comentários sobre o vídeo da Maíra, percebi que várias pessoas estavam chamando-a de vagabunda, cachorra, etc. Mas o que ela fez de tão anormal? Nada. Mas quando um vídeo ou fotografias caem na net, normalmente a imagem feminina é rotulada da pior forma possível, como se fosse o maior crime simplesmente fazer...sexo.

Acho que este tipo de coisa serve para ensinar aos pais e educadores temas que devem entrar na pauta de conversas e aulas do século XXI.

Mas acho que tem uma pergunta mais importante:
Afinal, queremos mesmo privacidade? Até que ponto?

Qik - A onipresença do homem

Eu adoro tecnologia, mas não sou daqueles geeks que correm atrás de tudo o que é novo para experimentar e falar a respeito.

Eu experimento em doses homeopaticas, ou seja, com um certo atraso, mas sem nenhuma preocupação quanto a isso. Me dá tempo de curtir a tecnologia, refletir a respeito dela, e até mesmo me assustar.

O que tenho experimentado agora é uma tecnologia que eu já conhecia, sabia que existia, mas que nunca tinha parado para curtir.

O Qik é uma ferramenta criada propriamente para dispositivos móveis. Se você tem um celular com câmera e acesso a internet, pode transmitir ao vivo pela internet tudo o que filma e ainda pode interagir com quem assiste.

Fiz dois testes hoje. Listei os vídeos que estavam ao vivo e o primeiro que acessei foi este:
http://qik.com/video/1030441

Entrei no chat e conversei ao vivo com uma das pessoas com o notebook que aparecem no video, perguntando onde eles estavam. Disse ser uma empresa chamada ReThink, que cria coisas.

Legal o ambiente de trabalho deles... só podia ser uma empresa de criação.

O segundo vídeo que assisti foi o seguinte:
http://qik.com/video/1030472

Reparem que quando está próximo dos 3 minutos (o vídeo não tem nada de interessante até estes 3 minutos), o cameraman passa a se filmar e explicar o que está filmando.
Ele faz isso porque eu perguntei se o que ele estava filmando era uma palestra ou algo assim (bom...era óbvio que era, mas eu queria testar essa interatividade sem precisar pensar muito).

Ele respondeu, ao vivo, explicando o que estava filmando.

Bacana, não??

Agora... não é que estamos nos tornando oniscientes e onipresentes??

Update:
A propósito - Acabei de achar o Qik do ator Ashton Kutcher. Interessante. Vou dar um follow nele, só para dizer que agora, eu sigo um famoso...rsrs.

Inimigo do Estado: Ficção ou realidade?

Ontem a rede Globo exibiu o filme "Inimigo do Estado", com Will Smith.
Eu já tinha visto este filme na época em que foi lançado, e me lembro que achei uma ficção exagerada, na epoca.

Porém... revendo o filme hoje, percebi que isso não só é realidade como está em pleno acontecimento no Brasil.

No filme, a razão para a implantação de um mega sistema de vigilância era a segurança pública.
No Brasil, a pedofilia e a segurança das crianças.

Várias postagens neste blog já falaram sobre este tema.

Hoje, a polícia já tem ferramenta para ler dados privados e particulares de usuários do orkut, por exemplo, sem necessidade de mandado judicial. O excesso vem se tornando tão grande que o google resolveu ir ao STF, enfrentando o ministério público.

Fora a real implantação de uma total vigilância, o filme mostrou também que somos monitorados por câmeras em todos os lugares, seja câmeras de vigilância, seja celulares que nos filmam e nos fotografam sem sabermos, seja satélite.

Vendo o filme, me lembrei imediatamente deste texto, que exemplifica o quão monitorados e vigiados estamos.

A questão é que o que entendiamos por privacidade não existe mais. Temos um novo conceito de privacidade se formando, e é preciso nos adaptarmos, compreende-lo e impedir que ele se torne em uma ferramenta política de domínio e controle, tal qual pdoe ser visto em obras como 1984, escrito muito antes da existência da internet.

Pra finalizar, um excelente vídeo de ficção (ou realidade?):

Obama, Blogs e o mundo do século XXI

Acabei de assistir uma palestra no Campus Party 2009 #cparty, sobre Blogs e educação.

Interessante. Uso blogs em sala de aula, cada semestre mudando a forma de uso, pois é preciso acompanhar a evolução da tecnologia e entender o mundo que vivemos. Uso também o Youtube e o Orkut. Gostaria de usar muito mais, mas há algumas limitações que ocorrem em alguns semestres que é preciso desviar.

Mas ficar sem usar as ferramentas da web 2.0 na educação não dá.
Infelizmente, existem pessoas que ainda acham que blogs, youtube, orkut, etc, não são ferramentas educativas, pois há pessoas brincando com estas ferramentas.
Ora, mas quantos alunos não brincam com giz e quadro? Com lápis e papel?

Pois é....

Falando em Blogs, percebi que bastou tomar posse e Obama criou o blog da Casa Branca.
Uma das primeiras coisas tecnológicas que ele fez.
Bacana isso.

Pedofilia e Brasil - Uma grande farsa...

Eu tenho escrito aqui brevemente sobre a CPI da pedofilia.
E bom, posso estar errado em tudo, mas montando as peças, acredito verdadeiramente que tudo não se passa de uma grande farsa, com segundas intenções.

E não sou único.
Veja como se pode concluir a verdade dessa farsa no link abaixo:
http://xocensura.wordpress.com/2009/01/15/agora-e-comprovado-pedofilia-nao-passa-de-uma-cortina-de-fumaca/

Mais sobre esse tema, neste blog:
http://cybersociedade.blogspot.com/2008/11/nova-lei-contra-pedofilia.html
http://cybersociedade.blogspot.com/2008/12/e-mscara-da-pedofilia-cai.html
http://cybersociedade.blogspot.com/2008/12/big-brother-brasil-finalmente-internet.html

Marcadores: , | 0 comentários

De graça e lucrativo

Pois é. De graça e lucrativo.

Os tempos estão mudando e poucos conseguem entender a nova lógica que nos rodeia.

O grupo Nine Inch Nails (NIN) resolveu gravar um disco e ao invés de vender e cobrar caro, resolveu dar de graça pela internet, sob a licença Creative Commons.

Com isso, eles renderam 1,6 milhões de dólares só na primeira semana., sendo que segundo a Amazon.com, foi o album mais vendido de 2008.

Para entender melhor a nova lógica que está por vir, vale a pena dar uma lida nos textos postados aqui sobre Chris Anderson. Não que ele esteja certo em todas as suas teorias, visto que segundo alguns estudiosos, a teoria da cauda longa é falsa.
Mas entender este debate é entender o que está por vir, sem dúvida.

Para saber mais:
Álbum oferecido de graça é o mais vendido em MP3 na Amazon.com em 2008
Nine Inch Nails Album Generated $1.6 Million in First Week (Updated)
NIN’s CC-Licensed Best-Selling MP3 Album

Como arrancar um dente sem sentir dor....

Para que tecnologia na saúde, se sempre foram utilizados métodos eficientes durante a história da humanidade?

Veja o vídeo abaixo como é o método indiano de se arrancar o dente, em um consultório super moderno.